Blog
Verão favorece surgimento de inflamações no ouvido
30/01/2020
O calor e a umidade excessivos, típicos do verão, favorecem o surgimento de inflamações e infecções no ouvido. A doença mais comum nesta época do ano é a otite externa, caracterizada pela inflamação do canal que liga a orelha ao tímpano.
A entrada de água ou outras substâncias, como o cloro da piscina, a água do mar, sabonete ou xampu, além de lesões no ouvido facilitam a ocorrência da infecção, que pode atingir tanto adultos quanto crianças.
Normalmente, a otite externa não leva à perda definitiva de audição. Ela, no entanto, pode provocar dor forte e, em alguns casos, há piora momentânea na escuta, por conta do edema local. Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios tópicos. Em caso de a otite ser causada por fungos, são usados antifúngicos.
A melhor forma de prevenir a ocorrência da otite externa é protegendo o ouvido durante o banho, seja no mar, na piscina ou no chuveiro de casa. Também é ideal não introduzir nenhum objeto para limpar ou coçar o ouvido, como caneta, grampo ou cotonete, evitando o aparecimento de lesões.
Compartilhe